online e gratuita. 14 a 30 de junho de 2021.

Introdução à Crítica do Cinema

Facilitador: Diego Benevides
Carga Horária: 10h
Dias: 15/06 (terça), 16/06 (quarta), 17/06 (quinta), 18/06 (sexta) e 21/06 (segunda)
Horário: 14h às 16h
Local: Plataforma Google Meet
Vagas: 15 (prioridade para moradores do distrito de Vazantes e comunidades vizinhas e demais interessados do interior do Ceará)

 

Conteúdo programático:

Aula 1 – Introdução à história da crítica de arte. Cultura, crítica e comunicação. A crítica de cinema no Ceará e no Brasil.

Aula 2 – Formas e metodologias da crítica. Interpretação, percepção e práticas do olhar.

Aula 3 – Ética e produção de conteúdo. Plataformas e espaços da crítica hoje. Mostras e festivais de cinema. 

Aula 4 – Cobertura da programação da VII Mostra Curta Vazantes e exercícios práticos.

Aula 5 – Apresentação e discussão do conteúdo produzido pela turma.

DIEGO BENEVIDES

 

Sobre o facilitador:

Diego Benevides é doutorando e mestre em Comunicação pelo Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC), na linha de pesquisa Fotografia e Audiovisual. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Atualmente integra o grupo de pesquisa Imago – Laboratório de Estudos de Estética e Imagem. Atua como crítico de cinema desde 2006 e é membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e sócio-fundador da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). Pela Abraccine, participou como autor de cinco livros coletivos, entre eles Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil (Editora Letramento, 2019). Como jornalista cultural, assinou a coluna semanal Contraplano (2016-2018) no Jornal Diário do Nordeste (CE) e a coluna diária Cineminha (2013-2015) na Rádio Beach Park.

Roteiro de curta-metragem de ficção para iniciantes

Ministrante: Cíntia Domit Bittar

Carga Horária: 6h

Dias: 19 e 26 de junho de 2021

Horário: 9h às 12h

Local: Plataforma Google Meet

Vagas: 15 

 

Conteúdo programático:

Aula 1 – 19/06 (sábado), 9h às 12h

Da ideia ao roteiro 
Métodos de escrita e expansão da criatividade, estrutura narrativa e criação de personagens, conceitos sobre storyline, sinopse, argumento e formatação de roteiro. Os trinta minutos finais do encontro serão reservados para perguntas das participantes. Exercício para o próximo encontro: criar uma sinopse e no mínimo uma cena de roteiro para uma história.

 

Aula 2 – 26/06 (sábado), 9h às 12h

A escrita cinematográfica na prática 
Serão analisados os exercícios de 8 participantes, sendo que ouvintes podem contribuir com sugestões e também perguntar. O objetivo é desmistificar a escrita de um roteiro cinematográfico e elementos de um projeto como sinopse, storyline e argumento. Os trinta minutos finais do encontro serão reservados para perguntas das participantes não apenas com o foco nos exercícios, mas expandindo sobre roteiro e narrativa de curta-metragem de forma geral. 

coìpia de CINTIA BITTAR

Sobre a ministrante:

Cíntia Domit Bittar é sócia na Novelo Filmes (Florianópolis, 2010 -), produtora audiovisual liderada por mulheres onde atua como diretora, produtora, montadora e roteirista. Desde 2011, participa todos os anos de festivais nacionais e internacionais de grande destaque, com obras posteriormente licenciadas para canais de TV. A mais recente como roteirista e diretora é o curta-metragem BAILE, finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020 e qualificado ao Oscar ao ser premiado como Melhor Curta no 60º FICCI – Festival Internacional de Cine de Cartagena de Índias. Destaque também para os prêmios de Melhor Direção no 29º Curta Cinema – Rio ISFF, Top 10 do público no 30º Kinoforum – São Paulo ISFF;  para as seleções oficiais no 66º Oberhausen ISFF, 44º Hong Kong IFF; 38º Uruguay IFF e 21º Festival do Rio. Também compõe nacionalmente comissões de seleção de projetos em editais de produção audiovisual e de filmes em festivais. Ministra palestras, oficinas e aulas a respeito do audiovisual e políticas culturais. 

Mostra Curta Vazantes – Cinema em Comunidade

Encontre-nos em: