online e gratuita. 14 a 30 de junho de 2021.

DIGA SIM À CULTURA   

 

A Mostra Curta Vazantes: cinema em comunidade contribui para a inclusão e a promoção social e cultural dos moradores da Comunidade de Vazantes e localidades vizinhas, a partir da exibição de filmes produzidos em qualquer parte do mundo com a ideia de compreender, observar e fazer visível os processos sociais e culturais que se desenvolvem tanto no sul como no norte do planeta. Além grande variedade de filmes, oferecemos oficinas, palestras e encontros que reflitam, discutam e divulguem a cultura presente na própria região.  

 

Este ano vamos para a sétima edição da Mostra. A primeira edição aconteceu no ano de 2013 e, infelizmente, nos anos de 2014, por falta de editais de incentivo à cultura e no ano de 2020, pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), não conseguimos realizá-la 

 

A VII edição da Mostra Curta Vazantes será realizada entre os dias 14 e 30 de junho, no formato remoto com exibições na Plataforma Cardume [ www.cardume.tv.br]. Essa plataforma busca difundir e internacionalizar acesso a filmes brasileiros de até 30 minutos (curtas-metragens), criando uma forma fácil e organizada de acesso às melhores produções do país. E no site da Mostra Curta Vazantes [ www.curtavazantes.com.br].  

 

A Mostra Curta Vazantes envolve a Comunidade da Unicap desde sua primeira edição. Fazem parte estudantes, professores, colaboradores e egressos. Todos participam de forma voluntária na construção e execução desse projeto.  

 

É importante destacar que o conhecimento não está restrito apenas à sala de aula. A construção do conhecimento ultrapassa os muros da universidade. Por isso, a Pró-reitoria Comunitária e de Extensão estimula ações e iniciativas como a Mostra Curta Vazantes: cinema em comunidade (CE), bem como o Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim (PE).  

 

Trata-se de inciativas que levam arte e cultura para localidades que não possuem cinema. É uma forma de exercitar a solidariedade de nossa comunidade universitária, tornando efetivos nossos princípios enquanto universidade comunitária. É uma forma de dizer SIM à cultura, SIM aos artistas, SIM ao Cinema Brasileiro, SIM à Vida. É uma forma de abrir novos caminhos para a interiorização da cultura. É uma forma de aproximar nossa comunidade universitária de outras realidades sociais. É uma forma de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula em projetos sociais.  

 

Prof. Dr. Pe. Delmar Araújo Cardoso, SJ 

Pró-reitor Comunitário e de Extensão

Mostra Curta Vazantes – Cinema em Comunidade

Encontre-nos em: