online e gratuita. 14 a 30 de junho de 2021.

Em 2013 Vazantes recebeu o primeiro grupo de estudantes estrangeiros durante a Jornada Mundial da Juventude no Brasil. Após essa bonita experiência de troca e intercâmbio, os reitores da Unicap e de Comillas decidiram que essa parceria internacional poderia acontecer todos os anos, nascendo, então, junto com Fé e Alegria, a Experiência de Voluntariado Internacional que se repete desde 2015.

 

Nesse tempo a experiência foi estruturada e sistematizada, de modo que passou a acontecer durante todos os meses de julho. Durante esse mês, Vazantes se torna ainda mais especial, pois jovens e crianças da comunidade e atendidos por Fé e Alegria recebem  estudantes da Unicap e de universidades como Comillas, Deusto e Ramon Lull e juntos, formam uma grande comunidade internacional com a generosidade e coração do tamanho do mundo.

 

A dinâmica acontece com o apoio e estrutura de Fé e Alegria. Assim, os estudantes, depois de conhecer a comunidade, as pessoas, os desafios e os tesouros de Vazantes, formatam oficinas lúdico e educativas e realizam vários momentos com a comunidade como filmes, teatro e intervenção em praças, ao final, é realizada durante uma semana uma colônia de férias, culminando com uma grande festa em que todo, universitários, crianças, jovens e adultos apresentam o que desenvolveram nas oficinas e o que aprenderam um com o outro.

 

Trata-se de uma troca muito importante pois todos podem aprender. Os alunos estrangeiros além da cultura brasileira, podem conhecer mais sobre a música, a comida e a dança do nordeste do Brasil. Eles também têm a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos da região como Guaramirim e a Casa de Retiro dos Jesuítas. Algo que encanta os estudantes é a apresentação da quadrilha junina de Fé e Alegria além de terem oficinas de construção de curta-metragem oferecida pelos jovens da comunidade. O resultado é sempre surpreendente!

 

Depois de um mês de convivência, partilha e troca é sempre muito difícil despedir. O último dia da experiência já é conhecido em Vazantes como o dia do choro, pois tanto os universitários quanto as crianças e jovens trazem o coração cheio de gratidão pelo tempo vivido e cheio de saudade pela vivência da amizade construída. As memórias, as fotografias e a arte construída por todos durante esse tempo é testemunha do carinho que cada um tem com o outro.

 

Em cada oficina, conversa, jogos cada um dos estudantes e as pessoas dessa comunidade oferecem o que tem de melhor. Forma-se uma grande comunidade cujo amor e carinho vai penetrando no coração e se transforma em lágrimas na despedida, mas em lembranças e aprendizados que cada um leva para a vida inteira.

 

O voluntariado em Vazantes é uma experiência de amizade, de encontro, de serviço e de partilha. Pessoas até então desconhecidas, europeus brasileiros, com línguas e culturas diferentes, fazem a experiência da amizade e durante um mês vão se conhecendo e convivendo, aprendendo com as diferenças e crescendo com o sonho comum: a construção de um mundo melhor.

 

Prof. João Elton de Jesus

Professor da Escola Unicap Icam – Tech
e coordenador do Programa de Voluntariado Universitário Unicap

Mostra Curta Vazantes – Cinema em Comunidade

Encontre-nos em: