mostra gratuita de 24 a 29 de abril de 2023.

Júri Oficial

ARTHUR-LEITE_JURI

ATHUR LEITE

Arthur Leite, 30 anos, é um Diretor de Cinema, Produtor e Roteirista Cearense. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, cursa pós-graduação em Arte Contemporânea e Audiovisual pela FAAP. Apaixonado por cinema e pela cultura brasileira, Arthur possui conhecimentos no campo cinematográfico – da realização, formação, curadoria e programação; das artes plásticas; e sobre a cultura popular nordestina. Coordenou de 2017 a 2021 a Formação em Audiovisual da Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, incluindo programas nas áreas de realização e dramaturgia, além de diversos percursos formativos com o renomado escritor e pesquisar Philippe Dubois, em parceria com a Universidade Federal do Ceará – UFC. Selecionado pelo projeto Revelando os Brasis, realizou seu primeiro curta-metragem “MATO ALTO – PEDRA POR PEDRA” em 2011, aos 18 anos – eleito um dos melhores curtas-metragens do ano no Brasil. Como roteirista desenvolveu a minissérie ficcional “CAMINHO DE VOLTA”, para a TV à cabo – com consultoria de Karim Aïnouz, Sérgio Machado e Marcelo Gomes e dirigida pelo próprio Arthur, com codireção de Petrus Cariry, foi ao ar em janeiro de 2022 no canal Cine Brasil TV. Dirigiu “ABISSAL” (2016), premiado como Melhor Filme do 21º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários e pré-qualificado ao OSCAR 2017. Além de ter tido uma sessão especial na Cinemateca Francesa a convite de seu curador. Como Produtor-Executivo e consultor de roteiro, realizou os filmes: “DINHO” (2023) – em finalização, “MARIE” (2019), “NOVA IORQUE” (2018) e “BAUNILHA” (2017), dirigidos pelo pernambucano Leo Tabosa, parceiro criativo de longa data. Suas produções, como diretor e produtor, já circularam em festivais por todos os continentes e receberam mais de 100 prêmios nacionais e internacionais. Como Curador e Programador, Arthur atua desde 2015 no Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema (PE) e, desde 2013, na Mostra Curta Vazantes (CE).

 

Atualmente, Arthur está desenvolvendo o roteiro de seu primeiro longa-metragem – “A Paixão de Sebastião”, com consultoria do renomado Diretor e Roteirista Felipe Bragança. Recentemente, Arthur foi Diretor de Núcleo e Produtor do telefilme “200 Anos de Independência – Ainda têm Pendência?”, da Rede Globo.

BÁRBARA CARIRY - JÚRI

BÁRBARA CARIRY

Cineasta, roteirista e produtora nascida em Fortaleza, Ceará (1988). É graduada em Audiovisual e Novas Mídias pela Universidade de Fortaleza e mestra em Estudos Curatoriais pela Universidade de Coimbra. Como produtora executiva, trabalhou em diversos filmes como Mãe e Filha (longa-metragem/Petrus Cariry/ 2011), Os Pobres Diabos (longa-metragem/Rosemberg Cariry/2013), Abissal (curta-metragem/ Arthur Leite/ 2016), A Balada do Sr. Watson (curta-metragem/ Firmino Holanda/ 2017), Pop Ritual (curta-metragem/Mozart Freire/2019) e Sertânia (longa-metragem/Geraldo Sarno/2019). Como diretora, realizou os curtas-metragens Verão (2009), O Silêncio do Mundo (2011) e Os Cabelos de Letícia (2016). Os filmes que produziu e dirigiu circularam em mostras e festivais no Brasil e no exterior, tendo ganhado diversos prêmios. Como roteirista, já ganhou prêmios em editais no Ministério da Cultura do Brasil (MINC), na Agencia Nacional do Cinema (ANCINE) e na Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE). Já fez trabalhos como produtora e assistente de direção para projetos do Canal Brasil e TV SESC. Em 2021 estreou em festivais seu primeiro longa-metragem como diretora e roteirista, o filme Pequenos Guerreiros.

LEO TABOSA - JÚRI

LEO TABOSA

DIRETOR DE CINEMA, ROTEIRISTA, PRODUTOR E ESCRITOR, Leo Tabosa é formado em História e Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. É Especialista em História Regional do Brasil: Nordeste e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da UNICAP.

 

É sócio-diretor da Pontilhado Cinematográfico e Produções Culturais e Artísticas LTDA e, atualmente, exerce a função de Produtor Cultural da Universidade Católica de Pernambuco. É idealizador, Diretor Geral e Artístico do Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim – PE e da Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade – Vazantes-CE.

 

Entre seus trabalhos como diretor/roteirista destacam-se os documentários: “Retratos” (2010), “Tubarão” (2013) e “Baunilha” (2017), o filme de animação: “As aventuras do Menino Pontilhado” (2016) e os filmes de ficção: “Nova Iorque” (2018)  e “Marie” (2019), que juntos participaram mais de 100 festivais nacionais e internacionais como: Festival de Brasília, Festival de Gramado, Kinoforum, Cine Ceará, Festival de Cinema de  Málaga – Espanha, Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana – Cuba, Queer Porto – Portugal, e, juntos, conquistaram mais de 50 prêmios do Júri Oficial, da Crítica e do Público, entre eles diversos Kikitos, Grande Prêmio Canal Brasil e Troféu Mucuripe.

 

Publicou os livros “Mandacaru Selvagem”, “As aventuras do Menino Pontilhado”, “Auto de Natal de Barro: o Menino e o Tambor e “As aventuras do Menino Pontilhado: o segredo da professora velha, branca e, geometricamente, mal desenhada”.

 

Atualmente está em finalização do curta-metragem “Cavalo Marinho”, com Divina Valéria e Tuca Andrada, distribuindo o curta-metragem “Dinho” (2023), enquanto está em pré-produção do seu primeiro longa-metragem: “Gravidade”.

Mostra Curta Vazantes – Cinema em Comunidade

Encontre-nos em: